Nelson Vieira

Nelson Vieira

terça-feira, 29 de setembro de 2015

A Criança - por Nelson Vieira




A CRIANÇA
  Nelson Vieira
.

Um ser pequenino, vindo à luz do mundo, dependente de tudo, puro, para cumprir uma senda que, por mais bem projetada pelos genitores ou quem detenha o pátrio poder sobre a mesma, a certeza das realizações, é uma incógnita, só o tempo dirá quanto ao resultado. A depender de uma série de fatores, que não entraremos no mérito.
Entretanto, desde que nos foi permitido à cognição, temos ouvido e mesmo lido, ditos populares, tais como: “As crianças são as nossas esperanças...” e “O amanhã está reservado para elas”. Na verdade, a voz do povo tem lá um fundo racional, de acordo com a lógica e o bom senso. Isso, nos leva a pensar no porvir, em mudanças e, em renovação.
Nesse meio tempo, do nascer à fase infantil propriamente dita, é destaque a inocência incutida no ser sem macula, um diamante em estado bruto. Um ente, no presente para o futuro, nada sabe, diz coisas bem ao natural, não existe maldade, não conhece o vil metal.
O comportamento da criança, por vezes nos inebria e, como um passe de magica, passa um “filme” e, a caixa memorial, nos faz lembrar de momentos de outrora, que não voltam mais, tudo é passado.
Feliz, aquele que teve uma infância condigna, junto ao seio familiar, tendo recebido ensinamentos basilares, conhecidos como de berço, e posteriormente frequentado escolas (em épocas passadas consideradas uma segunda casa), alicerces na edificação da criança para um amanhã com dignidade.
Hoje, vivemos outra realidade.

Campo Grande - MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário